O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Agricultura Sustentável no Semiárido Tropical (INCT AgriS) apresenta o livro “Plantas em Gradientes Salinos no Semiárido Salino”. A obra apresenta uma abordagem detalhada sobre as espécies halófitas e suas múltiplas aplicações socioeconômicas, com grande relevância para a agricultura e a sustentabilidade ambiental.
Por muito tempo, as halófitas foram consideradas plantas do futuro, mas hoje sabemos que elas são fundamentais no presente. Estudos têm demonstrado seu potencial para a alimentação humana e animal, fitoterapia, produção de cosméticos, biocombustíveis e biogás, além da fitorremediação de solos salinizados – um desafio crescente devido à escassez de água doce.
O livro é resultado de mais de duas décadas de pesquisas desenvolvidas no Curso de Ciências Biológicas do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e no Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais (PPGCN) do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), ambos da Universidade Estadual do Ceará (UECE), com autoria dos pesquisadores Oriel Herrera Bonilla, Eliseu Marlônio Pereira de Lucena e Francisca Renata Alves de Lima.
Dividido em quatro capítulos, o livro traz:
- Capítulo 1: Caracterização geoambiental do semiárido brasileiro, abordando sua localização, clima, solos e vegetação;
- Capítulo 2: O avanço da salinização dos solos no Nordeste e seus impactos ambientais;
- Capítulo 3: Halofilia e agricultura biossalina, explorando a distribuição e os usos das plantas halófitas no estado do Ceará;
- Capítulo 4: Caracterização detalhada de 39 espécies halófitas, incluindo taxonomia, nomenclatura, etimologia, distribuição e usos.
Essa obra é uma importante contribuição para o melhor aproveitamento das áreas salinizadas no semiárido brasileiro, trazendo conhecimento e soluções para um dos grandes desafios da região.
Acesse aqui a obra.