No dia 1º de dezembro de 2025, o Comitê Gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Agricultura Sustentável no Semiárido Tropical (INCT AgriS) realizou uma reunião virtual para discutir temas essenciais ao andamento das atividades do instituto e ao planejamento das ações para os próximos meses.

O encontro contou com a participação dos coordenadores e representantes dos núcleos de pesquisa, que apresentaram atualizações e contribuíram para a definição de ações futuras.

Entre os principais pontos da pauta estiveram:

  1. Avaliação e prestação de contas do V SBS-AgriS

Foi realizado um balanço geral do evento, destacando resultados, aprendizados e encaminhamentos necessários para relatórios institucionais e realização de próximos eventos.

  1. Situação atual do uso de recursos e bolsas (CNPq, FUNCAP e CAPES)

A equipe apresentou um panorama atualizado das bolsas em andamento, execução financeira e previsões futuras, garantindo transparência e alinhamento entre os núcleos.

  1. Situação atual e proposta de uso dos recursos FUNCAP

Foi feito um balanço dos recursos utilizados e discutidas estratégias para otimizar a aplicação dos recursos disponíveis.

  1. Carta Convite CNPq/EMBRAPII

O comitê debateu a participação dos pesquisadores na ação conjunta CNPq/EMBRAPII, que envolve mentorias e a seleção pública para pesquisadores dos INCTs referente à chamada nº 58/2022.

  1. Ações de divulgação e propostas de publicações técnicas

Foram apresentadas novas estratégias para fortalecer a presença institucional, incluindo sugestões de conteúdos, materiais técnicos e oportunidades de publicação.

  1. Informes e outros assuntos

O encontro foi finalizado com informes gerais e alinhamento sobre atividades em andamento nos núcleos.

A reunião reforçou o comprometimento do INCT AGRIS com a gestão colaborativa, a transparência e a promoção de ações integradas entre seus pesquisadores. Os encaminhamentos definidos contribuirão para fortalecer as entregas do instituto e ampliar seu impacto na pesquisa em agricultura sustentável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *