O segundo dia do 9º Inovagri International Meeting (INOVAGRI), 34º Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem (CONIRD) e V Simpósio Brasileiro de Salinidade e Agricultura Sustentável no Semiárido Tropical (SBS-AgriS), foi marcado por intensas discussões sobre sustentabilidade, inovação tecnológica e manejo eficiente dos recursos hídricos e do solo.

Os eventos, realizados simultaneamente no Centro de Eventos do Ceará, seguem promovendo o intercâmbio de experiências entre pesquisadores, profissionais e estudantes das ciências agrárias.

Programação do 9º INOVAGRI e XXXIV CONIRD

As atividades do dia começaram com o Seminário “Experiência da Califórnia na Agricultura Irrigada”, que reuniu especialistas da Universidade Estadual Paulista (UNESP), da University of California, Davis (UC Davis) e da University of Concepcion (Chile). O debate destacou práticas avançadas em irrigação e gestão hídrica em uma das regiões agrícolas mais produtivas do mundo, com a participação dos pesquisadores Fernando Braz Tangerino Hernandez, Daniele Zaccaria, Rick Snyder, Laura Foglia, Michael Cahn, Andre Biscaro, Douglas Amaral e Octavio Lagos.

Paralelamente, foi realizado o Workshop “Estratégias de apoio para a irrigação”, coordenado por Maria Emília Borges Alves (EMBRAPA), reunindo especialistas de diferentes instituições de ensino e pesquisa, como UFS, UFMG, EPAMIG e IFSertãoPE, que apresentaram soluções práticas para o fortalecimento da irrigação no país.

Durante a manhã, a Mesa Redonda 2 abordou o tema “Economia circular na agricultura irrigada: reuso de água e valoração dos recursos naturais”, com contribuições dos pesquisadores Everardo Mantovani (UFV), Salomão Medeiros (IFPB) e Milton Marques Fernandez (UFS). A discussão enfatizou a importância da reutilização de efluentes e da valorização de recursos naturais no contexto da agricultura irrigada sustentável.

No período da tarde, a Mesa Redonda 3 reuniu especialistas como Afrânio Cesar Migliari (APROFIR), Luiz Antônio Lima (UFLA) e Afonso Peche (IAC) para discutir “Agricultura irrigada e estratégias de mitigação na degradação do solo”, destacando o uso de tecnologias georreferenciadas e estratégias ecológicas para manejo de solos irrigados.

A programação incluiu ainda apresentações orais, lançamentos de livros, homenagens e minicursos técnicos, como o de “Nova abordagem em dimensionamento de adutoras: riscos e soluções”, conduzido por Rodrigo Vieira (CODEVASF/ABID) e Marco Aurélio (UFC). O dia foi encerrado com a Assembleia Geral da ABID e a Sessão de Pôsteres II, reunindo jovens pesquisadores e profissionais do setor.

Programação do V SBS-AgriS

A agenda do V Simpósio Brasileiro de Salinidade e Agricultura Sustentável no Semiárido Tropical também foi intensa e diversificada.
A primeira mesa-redonda do dia tratou do “Aproveitamento de águas salobras na produção agropecuária”, com participações de José Amilton Santos Júnior (UFRPE), Thiago Jardelino Dias (UFPB) e Welson Lima Simões (Embrapa Semiárido), discutindo estratégias de uso dessas águas em sistemas hidropônicos e no cultivo de olerícolas.

Na sequência, a Mesa Redonda 04, sobre “Sustentabilidade dos recursos naturais no semiárido tropical: solos e carbono”, reuniu pesquisadores da UFC, Embrapa Agroindústria Tropical e UFERSA para discutir o papel dos solos no sequestro de carbono e as oportunidades do mercado de carbono para produtos agrícolas do semiárido.

Durante a tarde, a Mesa Redonda 05 abordou a “Agricultura de sequeiro sustentável no semiárido brasileiro”, com contribuições de Marlos Alves Bezerra (Embrapa Agroindústria Tropical), Thieres George Freire (UFRPE) e Rafael de Souza Miranda (UFPI), destacando desafios e potencialidades da produção sob condições de baixa disponibilidade hídrica.

Na parte de apresentações orais, estudantes de apresentaram seus trabalhos durante as sessão temáticas III, “Estratégias de utilização de recursos salinos (solo, água e plantas) em sistemas de produção e nos temas sobre utilização de recursos salinos em sistemas” e na Sessão temática IV “Agricultura Sustentável no Semiárido Tropical”.

Em seguida, foi realizado lançamento dos livros: “Biossalinidade – Produção de Alimentos e Produtos Agroindustriais”, “Hidrologia: Conceitos e exercícios com aplicações práticas” e “Fundamentos de Drenagem Agrícola” e da Revista ITEM Irrigação e Tecnonologia. Em seguida, foram homenageados os pesquisadores, Dr. Pedro Dantas Fernandes, Dr. Hans Raj Gheyi, Dra. Maria Betânia Galvão, Dr. Fernando Felipe Ferreyra Hernandez, Éneas Gomes Filho e Dr. Christopher Neale.

Ao fim do dia, houve a Sessão de Pôsteres II (Conjunta), que evidenciou o protagonismo das novas gerações de pesquisadores nas temáticas da salinidade e da agricultura sustentável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *